Buscar
  • Bar Brahma

Edifício Altino Arantes - Farol Santander

Atualizado: 5 de fev. de 2020


Você sabia que São Paulo possui um edifício inspirado no Empire States lá de Nova York? Aqui no coração de São Paulo, o prédio apelidado carinhosamente pelos íntimos de Banespão, onde hoje fica o Farol Santander é uma das estrelas no roteiro de mirantes da cidade.

E como ele surgiu?

O Banco do Estado de São Paulo SA no final da década de 1930 passava por uma expansão e sua Diretoria planejava transferir-se para um edifício mais condizente com as dimensões alcançadas pela Empresa.

A Diretoria então adquire um terreno na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, onde constrói seu edifício-sede (onde hoje fica a loja Casas Bahia). No entanto, sua localização era distante do centro bancário da cidade, compreendido pelo triângulo formado pelas ruas São Bento, Quinze de Novembro, Direita e adjacências.

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo possuía o Edifício João Brícola, na Rua João Brícola. Entrando em entendimentos - Irmandade e Diretoria do Banco permutam os prédios. A Diretoria do Banco adquire mais três prédios na Rua Boa Vista. Todos são demolidos e inicia-se a construção do Edifício-Sede, no remate da Avenida São João, na confluência da Praça Antônio Prado com a Rua João Brícola e com saída para a Rua Boa Vista.

Projetada em 1939 por Plínio Botelho do Amaral e construída pela empresa Camargo & Mesquita, a obra levou oito anos até ser inaugurada em 27 de junho de 1947.