Buscar
  • Bar Brahma

Edifício Altino Arantes - Farol Santander

Atualizado: Fev 5


Você sabia que São Paulo possui um edifício inspirado no Empire States lá de Nova York? Aqui no coração de São Paulo, o prédio apelidado carinhosamente pelos íntimos de Banespão, onde hoje fica o Farol Santander é uma das estrelas no roteiro de mirantes da cidade.

E como ele surgiu?

O Banco do Estado de São Paulo SA no final da década de 1930 passava por uma expansão e sua Diretoria planejava transferir-se para um edifício mais condizente com as dimensões alcançadas pela Empresa.

A Diretoria então adquire um terreno na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, onde constrói seu edifício-sede (onde hoje fica a loja Casas Bahia). No entanto, sua localização era distante do centro bancário da cidade, compreendido pelo triângulo formado pelas ruas São Bento, Quinze de Novembro, Direita e adjacências.

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo possuía o Edifício João Brícola, na Rua João Brícola. Entrando em entendimentos - Irmandade e Diretoria do Banco permutam os prédios. A Diretoria do Banco adquire mais três prédios na Rua Boa Vista. Todos são demolidos e inicia-se a construção do Edifício-Sede, no remate da Avenida São João, na confluência da Praça Antônio Prado com a Rua João Brícola e com saída para a Rua Boa Vista.

Projetada em 1939 por Plínio Botelho do Amaral e construída pela empresa Camargo & Mesquita, a obra levou oito anos até ser inaugurada em 27 de junho de 1947.


Com 161 metros de altura, foi o prédio mais alto do país por cerca de duas décadas. Erguido em concreto armado, com 35 andares e 14 elevadores, alguns andares são muito suntuosos, como o saguão com elementos no piso em granito polido e bronze, e paredes revestidas em mármore. O quinto andar do edifício, que foi usado para abrigar a presidência e diretorias, foi todo revestido em madeira jacarandá paulista, executada pelo Liceu de Artes e Ofícios. Em 1960, o edifício sede passou a se chamar Edifício Altino Arantes, em homenagem ao presidente do Banco Banespa entre os anos de 1926 e 1930.

Altino Arantes Marques nasceu em Batatais, Interior do Estado, a 29 de setembro de 1876. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, iniciou na carreira política como deputado federal em 1906. Primeiro Presidente brasileiro do hoje extinto Banco do Estado de São Paulo (Banespa), fundado em 1909, e que foi comandado por acionistas franceses até sua gestão, também ocupou o cargo de décimo Governador do Estado de São Paulo entre 1916 e 1920. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e presidente da Academia Paulista de Letras. Combateu ao lado dos paulistas durante a Revolução de 1932, sendo exilado em Portugal após a derrota dos rebeldes, voltando ao Brasil em 1934. Membro da Constituinte de 1945 e candidato a vice-presidência da República em 1950, morreu na Capital, a 5 de julho de 1965, aos 89 anos.

Atualmente, o prédio conta com andares de exposição e o mirante no último andar, juntamente com um charmoso café que adiciona mais encanto à experiência do turista que quiser aproveitar a vista enquanto degusta a bebida símbolo da cidade.


Terça a Domingo - 09h às 20h

R. João Brícola, 24 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo


Post @nahbalancin

Foto @msonohara






https://www.vmoeventos.com.br/

central de 

atendimento

Segunda a sábado: 9h às 22h

Whatsapp: 11 94746-1951

o bAR DO CORAÇÃO

DE SÃO PAULO

Av. São João, 677 - República - São Paulo

CEP 01035-100

FUNCIONAMENTO:

Estamos atendendo apenas por delivery. Seg. a Dom. 11h às 22h30. 

https://linktr.ee/barbrahmadelivery

Formas de pagamento: todos os cartões de crédito, débito e tickets.

​Área para fumantes | Acesso para deficientes | WiFi gratuito

Valet terceirizado R$25

Trabalhe

Conosco

Enviar currículo para selecao@fabricadebares.com.br